MEU SONHO, MEU CASAMENTO – Por um casamento com a sua cara

Celebrar é fundamental. São vários os diferentes estágios de nossas vidas.  Desde a Antiguidade, nascimentos, mortes, uniões, encontros e desencontros, despedidas, conflitos, amores, passagem das estações, conquista do alimento e de abrigo, eram celebrados e compartilhados entre todos os membros de uma comunidade, marcando de forma especial a identificação do homem com a Natureza e seus ciclos. Esses momentos conferem ao homem a dimensão de unidade com a Vida e dão sustentação e apoio às dificuldades e transformações pelas quais passamos durante a vida.

Um das celebrações mais antigas e que ainda faz muitos corações baterem forte, é o casamento.  Casar-se é, primeiramente, estabelecer alianças. O casamento é uma possibilidade de favorecer parcerias com aqueles com quem construiremos uma nova vida com um propósito comum. Com quem formaremos uma Família!

Embora dinâmico, pois evolui de acordo com a evolução da sociedade, o conceito de casamento é muito presente nas nossas vidas e casar-se não saiu de moda. Realizar e compartilhar os votos de casamento diante daqueles que se ama configura-se como uma espécie de “reforço” – emocional, mental, social – e, se bem sucedido, esse ritual será repleto de sentido e comprometimento com a nova vida.

Para que a cerimônia de casamento seja inesquecível, marcante e significativa, é necessário que, além de abarcar todo simbolismo coletivo que representa, ela seja autêntica! A plenitude, satisfação e felicidades de uma pessoa são em grande parte dependentes do quanto ela consegue se expressar e realizar ações a partir do que ela é. Ou seja, realizar um casamento que é a sua cara é tão importante quanto passar pelo ritual em si!

Muitos casais procuram inovar em suas cerimônias, buscando ter um evento personalizado para chamar de seu. Então, o que faz com que um casamento tenha a sua cara, expressando sua história, seu jeito, seus desejos?

A tendência do “Faça você mesmo” (DIY, sigla para Do It Yourself, em inglês), apesar de surgir como opção para reduzir os gastos com o casamento, possibilita aos noivos e noivas criarem os próprios adereços e diversos itens da cerimônia, dispensando sua própria energia e dedicação na confecção de arranjos de mesa, convites, lembrancinhas, adereços dentre outros, sendo uma ótima forma de colocar sua autenticidade em cada detalhe.

Esta ideia está ganhando muitos adeptos no Brasil. Em um grupo de rede social que trata o tema há cerca de 98 mil integrantes! Há diversos projeto de DIY na internet, mas o mais interessante é criar a partir da sua própria história e personalidade.

Noivos e familiares, ao confeccionarem alguns itens, descobrem talentos, expressam paixões e habilidades antes não estimuladas e, nesse processo, se apropriam cada vez mais de sua história e da celebração do casamento.

Nas fotos abaixo selecionamos detalhes criados pelas próprias noivas.

arra
Impressos feitos pelo noivo, caixinha de doces feita pela noiva
arra1
Garrafas, caixinhas, varal de fotos, velas, guirlanda e topo de bolo: o toque da noiva em cada detalhe do casamento

WhatsApp-Image-20160519 (1)v

WhatsApp-Image-20160519 (1)
Convites para os padrinhos feitos com carinho pela noiva Josinete Pereira Vitorino

 

Blog Arco
Detalhes feitos a muitas mãos: lembrancinhas, doces, decoração e convites elaborados pelos noivos e mãe da noiva, com amor!

 

Outra forma de deixar o casamento com a sua cara é criando um momento de integração entre o casal e os padrinhos, como a contação da história de encontro dos noivos ou uma dança coletiva ao som da música favorita do casal (logo você saberá mais sobre essa novidade no blog da Arco!).

Ao mesmo tempo que cuidar desses detalhes torna-se exigente, também torna-se um momento de revisão de sua história, de seus valores, é um amparo emocional, principalmente para a noiva, além de ser um momento de total integração e conexão do casal com seus familiares e amigos. Com amor e gratidão, tudo torna-se possível!

Feliz Casamento, com a sua cara! Com o seu jeito de ser!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s